Ser professor, educador, não é nada fácil, é preciso ter o dom, a sensibilidade. Acho que uma das categorias que mais faz autocrítica do próprio trabalho, é a nossa. Estamos sempre buscando melhorar o desenvolvimento do nosso trabalho, sempre estudando, sempre querendo descobrir novas formas de "educar". Às vezes achamos que estamos no caminho errado, e lá vamos nós tentar de outra maneira. De tempos em tempos surgem novas teorias, novas "modas" e nós como profissionais, analisamos, interpretamos, vemos o que podemos tirar de positivo de cada uma delas. Tudo visando desempenhar de forma correta nosso papel frente a responsabilidade que temos com nossa sociedade.

Deixo este pensamento de Rubem Alves como fonte de reflexão do nosso trabalho:


Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".

Rubem Alves
Concordo com Rubem Alves, quando ele diz: ..."Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado". referindo-se aos tipos de escolas e suas condutas. Penso que no dia-a-dia em sala de aula às vezes nos sentimos frustrados por não conseguir obter sucesso com algumas crianças ou jovens, contudo ao longo da minha pequena experiência pude sentir exatamente isso, podemos sempre melhorar o nosso trabalho e devemos sempre encorajar nossos alunos à conseguir atingir os objetivos da educação , contudo depende muito também do querer deles. Por mais que um professor se esforce, ele nada conseguirá se dentro do aluno não existir o desejo em aprender, o desejo de apropriar-se do conhecimento.

1 comentários:

LILI disse...

Ficou 10 seu Blog. Parabéns!!!!!

Postar um comentário